A prescrição de óculos pode até parecer difícil de ser desvendada, mas algumas explicações facilitam bastante o entendimento.

“OD” e “OE”
As siglas significam, respectivamente “olho direito” e “olho esquerdo” – a prescrição para cada olho é detalhada separadamente e os números à direita representam o grau necessário para corrigir a visão de cada um dos olhos. Algumas receitas também incluem a abreviação “O.U.” que significa "ambos os olhos", indicando que a prescrição é a mesma para ambos.
“ESF”
Refere à “esfera”, que indica a quantidade de correção necessária para tratar a miopia (sinal de “-”) ou hipermetropia (sinal de “+”). Quanto maior o número, maior é a necessidade de correção.
A miopia (sempre com graus negativos) permite uma visão boa para perto, mas embaçada à distância. Já a hipermetropia (sempre com graus positivos) altera a visão de perto, mas, quando é alta, pode atrapalhar também para enxergar de longe.
A miopia é corrigida com lentes côncavas ou negativas, que são mais finas no centro e mais espessas nas bordas. A correção da hipermetropia, por sua vez, se dá por meio de lentes convexas ou positivas que são mais grossas no centro e mais finas nas bordas.
“CIL” e “Eixo”
Essas duas colunas fazem referência à correção de astigmatismo, que ocorre quando a córnea ou o cristalino do olho tem uma curvatura irregular. O “cilindro” mostra o grau de astigmatismo e o “eixo” representa a direção em graus em que essa curvatura irregular está localizada. Nem todas as receitas têm valores para cilindro e eixo.
“ADD”
Sigla para “adição” que se aplica à presbiopia, condição relacionada à idade que dificulta a focalização de objetos próximos por conta do envelhecimento do cristalino. Esse valor é adicionado à esfera da receita para corrigir a visão para perto. A presbiopia normalmente manifesta-se a partir dos 40 anos.
Em algumas receitas, o grau de perto é discriminado separadamente para os dois olhos, outra maneira de indicar a presença da vista cansada. A presbiopia pode ser corrigida com lentes progressivas (também conhecidas como multifocais), para perto ou lentes bifocais.
“DP”
Sigla para distância pupilar que é a medida entre as pupilas de cada olho. Essa informação é essencial para o ajuste correto das lentes nos óculos, proporcionando conforto e nitidez visuais.

Saber interpretar a receita garante uma escolha muito mais informada e balizada. E é sempre recomendável consultar um oftalmologista para obter uma prescrição atualizada e precisa. Depois é só agendar sua visita na Miguel Giannini Óculos para fazer seus óculos novos!
Por Andrea Tavares @ladyoculosoficial
Comentários