É UM MUSEU PARTICULAR NA CIDADE DE SÃO PAULO. FOI FUNDADO EM 1996 PELOS SÓCIOS MIGUEL GIANNINI E ALVARO FERRIOLLI. ENCONTRA-SE SEDIADO EM UM CASARÃO DA DÉCADA DE 1920, NO BAIRRO DO BIXIGA.
O museu conserva uma coleção de aproximadamente 700 exemplares de óculos, originários do Brasil e de outro países, produzidos entre os séculos XVII e XX, além de réplicas de peças mais antigas. É apontado como único museu em seu gênero no continente americano.
Há muito tempo, desde que começaram a evoluir, os homens descobriram que os Olhos eram o próprio sentido de suas vidas. Depois, as antigas civilizações foram descobrindo como e porque os olhos enxergaram. Sábios estudaram a luz e gênios criaram artefatos para ajudar a visão. Finalmente, lá pela metade do século XIII, foi surgindo a primeira janela capaz de colocar o mundo em foco: os óculos.
Existe, assim, uma longa memória sobre o conhecimento dos olhos e o desenvolvimento dos óculos . Este museu pretende contribuir um pouco para o resgate dessa memória, e das pessoas que participaram da história da ótica e da oftalmologia. Para esta cidade criança, que me deu tanto e sem a qual não consigo imaginar minha trajetória profissional em ótica, gostaria de entregar este – modesto – presente: um museu dedicado aos óculos. Quanto ao seu nome, o de minha mãe, tudo que posso dizer já foi dito por Carlos Dummond de Andrade:
“Fosse eu Rei do Mundo baixava uma lei: Mãe não morre nunca, mãe ficará para sempre junto do seu filho e ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho”